Frentista Pode Sentar?

Afinal, será que frentista pode Sentar durante Seu horário de Trabalho? Leia até o final e Entenda.

Pode Parecer algo de novo para Você.

Mais o Frentista tem o Direito de ter Assento na Pista de Abastecimento, e no caso de Ausência de disponibilização destes assentos para os trabalhadores, os mesmos podem ter um maior cansaço físico e desencadear doenças na coluna ou problemas circulatórios.

No texto descrito na Nr 17 Dispõe sobre a ergonomia no ambiente de Trabalho e traz, no item 17.3.5 os seguintes dizeres:

” Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

Leia Também o Artigo: Onde Fazer curso de Frentista Em Porto Velho.

Mas caso a Empresa Descumpra, o que o trabalhador pode Fazer?

O trabalhador pode Recorrer ao sindicado da categoria, onde na maioria das vezes solicita por meios formais a adequação ou então procurar diretamente o ministério do trabalho e fazer uma denuncia anonima. Vale esclarecer que uma vez, que você faz uma denuncia anonima seus nome e sua identidade será preservada.

Como forma de garantir a postura de trabalho na prestação de serviços, o MTE. Editou a nota Tecnica 060/2001:

Tratando-se de frentistas que laboram em postos de combustíveis, é sabido que, durante um e outro abastecimento ou outro serviço eventualmente prestado, pode haver um período longo em que o obreiro aguarda, imóvel, outro cliente, sem executar nenhuma tarefa específica, conquanto esteja plenamente à disposição do empregador. Nesse decurso de tempo, devem estar disponíveis, obrigatoriamente, assentos que permitam essa alternância entra a postura em pé e a sentada.

O profissional frentista de posto de combustível, que aguarda imóvel na posição em pé está sujeito, conforme dispõe a Norma Técnica retro indicada, aos seguintes prejuízos:

‘ • tendência à acumulação do sangue nas pernas o que predispõe ao aparecimento de insuficiência valvular venosa dos membros inferiores, resultando em varizes e sensação de peso nas pernas;

• sensações dolorosas nas superfícies de contato articulares que suportam o peso do corpo (pés, joelhos, quadris);..’

Como vimos na Norma Técnica:

entenda a Reação do Corpo:
‘(…) os músculos que sustentam o tronco contra a força gravitacional, embora vigorosos, não são muitos adequados para manter a postura em pé. Eles são mais eficazes na produção dos movimentos necessários às principais mudanças de postura. Por mais econômica que possa ser em termos de energia muscular, a posição em pé ideal não é usualmente mantida por longos períodos, pois as pessoas tendem a utilizar alternadamente a perna direita e esquerda como apoio, para provavelmente facilitar a circulação sanguínea ou reduzir as compressões sobre as articulações.’

Essencial, pois, que os postos de abastecimento disponibilizem assentos em número suficiente a possibilitar que os frentistas, enquanto aguardam ordens ou novos consumidores, possam descansar, alternando a sua postura durante toda a jornada de trabalho, a fim de resguardar sua integridade física e, por conseguinte, otimizar a sua produtividade.”

Conclusão:

Como vimos o frentista pode Sentar sim em ocasiões próprias como forma de prevenção de doenças ocupacionais e cansaço físico.

Gostou deste artigo? Deixe Seu Comentário!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.